Nutrição

Por que água e leite são os melhores fluidos para seu filho

Como a água é uma bebida sem calorias, também é excelente para controlar o peso. Beber de 8 a 10 copos de água por dia é importante para as crianças, pois as mantém hidratadas.

fluidos para criançasBeber 8-10 copos de água por dia é importante. (Fonte: Dreamstime)

Para satisfazer a dor de sede de seus filhos, opte por água e leite em vez de sucos, frescos ou artificiais.

Por Dr Seema Khanna

Água, leite e sucos de frutas frescas não têm comparação com bebidas com sabor artificial. A água é um componente importante para a maioria dos processos do corpo. Sem água suficiente, seu corpo não pode funcionar corretamente.

Os benefícios da água incluem:

* Manter a temperatura corporal dentro da faixa normal.

* Manter a pele hidratada e saudável.

* Ajudando a eliminar resíduos através da urina, suor e mantendo o movimento intestinal ativo.

Como a água é uma bebida sem calorias, também é excelente para controlar o peso. Beber de 8 a 10 copos de água por dia é importante para as crianças, pois as mantém hidratadas e com energia ao longo do dia.

Em neonatos, a água deve ser fornecida após a idade de seis meses.

O leite é o nutriente mais importante para as crianças

Existem diferentes tipos de leite que podem ser dados às crianças. O leite de vaca é considerado um alimento básico para crianças. É consumido como bebida, servido no cereal e adicionado a smoothies. É a melhor fonte de cálcio e é bem absorvido em crianças. Também é rico em proteínas de boa qualidade, fósforo e vitaminas B. Cerca de 250 ml de leite fornecem 170 calorias e 80 g de proteína.

No entanto, o leite de vaca ou de búfala não é adequado para todos. Crianças com alergia ao leite ou intolerância à lactose podem apresentar sintomas como vômitos, diarréia e erupções por todo o corpo. Outras opções não lácteas estão disponíveis para esse tipo de criança, como leite de soja, leite de amêndoa, leite de coco e leite de arroz. O leite contém ácido linoléico e ácidos graxos ômega 3, que reduzem o risco de diabetes e doenças cardíacas. Existem dois tipos principais de proteína no leite - caseína e proteína do soro de leite. Ambos são proteínas de alta qualidade e ajudam na construção do corpo e aumentam a imunidade.

O maior ou bom consumo de leite está associado a uma maior massa muscular corporal total e a um melhor desempenho físico em crianças e adultos.

fluidos para criançasO leite também é rico em proteínas de boa qualidade, fósforo e vitaminas B. (Fonte: Dreamstime)

Sucos de frutas frescas são recomendados em vez de sucos enlatados

No entanto, isso deve ser limitado a 100-150 ml. Os sucos ajudam a aliviar a constipação devido ao seu conteúdo de água; eles também contêm sorbitol, que é um carboidrato não absorvível. Suco de ameixa, suco de maçã e suco de pêra são os sucos mais recomendados para crianças com crises de prisão de ventre. Smoothies de goiaba também são recomendados, pois maçã e goiaba contêm pectina, que é um bom laxante. Eles também contêm vitamina C e ferro.

Sucos artificiais são extraídos de frutas e vegetais e, em seguida, muito açúcar, conservantes, sabores artificiais e intensificadores são adicionados para mantê-los frescos e aumentar sua vida útil. Os valores ácidos desses sucos são muito altos, portanto, esses sucos podem criar gastrite ou acidez na linguagem de um leigo. Esses sucos com adição de açúcar podem aumentar o peso corporal em crianças. Adoçantes artificiais, que são adicionados a esses sucos, se consumidos por um longo período de tempo, podem prejudicar as funções renais e hepáticas.

De acordo com uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria, sucos de frutas não devem ser dados a crianças com menos de 1 ano de idade e de 1 a 6 anos. A ingestão de suco de frutas deve ser limitada a 100 ml por dia.

Os refrigerantes são adicionados com aditivos como ácido fosfórico, um líquido cristalino incolor e inodoro. Isso dá aos refrigerantes um sabor picante, evita o crescimento de fungos e bactérias que se multiplicam facilmente em uma solução de açúcar. O ácido fosfórico é feito de fósforo mineral, que se encontra naturalmente no corpo. O mineral desempenha um papel importante no crescimento do corpo. Porém, muito fósforo pode diminuir a quantidade de cálcio no corpo, levando à perda óssea. Também pode prejudicar a capacidade do seu corpo de usar outros minerais também.

As bebidas carbonatadas doces também estão associadas ao ganho de peso. Sempre que houver necessidade de líquidos para as crianças, água e leite devem ser prioritários em relação aos sucos (frescos ou artificiais).

(O escritor é um nutricionista consultor.)