Nutrição

Ultimate Grandmother Hacks: 10 receitas rápidas e fáceis

Apresente aos seus filhos e família as maravilhas da cozinha tradicional saudável com estas receitas de café da manhã, lanches e sobremesas.

receitas para criançasPongal é um favorito tradicional da família. (Fonte: Dreamstime)

Quer seja um pequeno-almoço, um lanche rápido ou tiffin do seu filho, estas receitas tradicionais com certeza serão úteis!

Por Kavita Devgan

Os hábitos alimentares tradicionais são um roteiro delicioso para uma pessoa mais feliz, saudável e gentil. Nossos ancestrais têm muito a nos ensinar sobre hábitos alimentares saudáveis ​​que não se concentram apenas na saúde, mas também no prazer que a comida pode trazer para nossas vidas.

ALTERNATIVO PEQUENO ALMOÇO

Pongal

Asse a seco 50 g de arroz e 30 g de moong daal. Adicione 400 ml de água, tampe e cozinhe até ficar pronto. Enquanto isso, faça um tadka de sementes de cominho, pimenta-do-reino, folhas de curry, gengibre e alho, com algumas castanhas de caju. Deixe aquecer por um minuto ou mais em uma colher de chá de ghee. Despeje sobre o arroz e daal, tempere para

prove e misture as folhas frescas de curry.

Ragi Kuzhu (mingau)

Ferver água. Lentamente, adicione 30 g de pó de ragi à água fervente e mexa constantemente para evitar a formação de grumos. Mantenha-o fervendo até formar um líquido de espessura média. Adicione sal a gosto, mexa e apague a chama. Adicione o suco de um limão e um pouco de sal a 250 ml de leitelho. Adicione o leitelho ao ragi fl uido espesso e tempere com picles de limão. Você pode até cozinhar ragi à noite e deixá-lo durante a noite na geladeira. De manhã, adicione leitelho a ele e tenha.

Bajra Pongal

Asse levemente a bajra quebrada até que esteja um pouco quente. Cozinhe sob pressão o grama verde daal, bajra quebrada torrada (a proporção de bajra para daal deve ser 70:30) e um pouco de sal com 3 xícaras de água até que esteja macio. Aqueça um pouco de ghee e adicione os cajus. Quando estiver levemente dourado, adicione sementes de cominho, pimenta, folhas de curry e pasta de gengibre e adicione ao pongal. Coma com soro de leite coalhado.

Kosambari (Lentil Chaat)

Kosambar(Fonte: Dreamstime)

Mergulhe 30 g daal (moong verde dividido ou moong amarelo) por cerca de uma hora. Descarte a água e acrescente a cenoura ralada, o pepino picado e meio tomate e 20 g de coco ralado. Adicione o suco de limão, algumas folhas de coentro picadas e sal a gosto. Misture bem. Aqueça 1 colher de sopa de óleo e adicione uma pitada de sementes de mostarda. Quando começarem a estourar, adicione algumas folhas de curry, uma pitada de assa-fétida e 1 pimenta vermelha quebrada em pedaços. Misture bem e acrescente. Você também pode adicionar maçã picada pela metade para obter um pouco de sabor frutado.

Panqueca de amaranto

Adicione 30 g de farinha de amaranto, 200 ml de leite, 30 g de coco desidratado, uma pitada de sal e fermento em pó e água (se necessário) e misture bem. Adicione 1 colher de sopa de mel e um pouco de canela em pó. Agora aqueça uma frigideira antiaderente, adicione meia colher de chá de óleo e um pouco da mistura para panquecas. Espalhe uniformemente para obter uma forma redonda de panqueca. Cozinhe os dois lados em fogo lento. Regue com um pouco de mel por cima e divirta-se!

DELÍCIAS SNACKY

receitas para criançasTikkis são um lanche indiano popular. (Fonte: Dreamstime)

Daal Tikki

Mergulhe 30 g de chana daal. Em seguida, triture, adicione 20 g de cebolas picadas finamente, temperos, 30 g de batata cozida ou couve-flor cozida no vapor, com a forma de um hambúrguer e frite ao ar livre. Coloque o hambúrguer entre os pães de hambúrguer e coma, ou talvez com uma salada de repolho ao lado.

Lentil Hummus

Misture 30 g de claal fervido de qualquer tipo, 10 g de pasta de tahine, Z dentes de alho (purê), uma pitada de flocos de pimenta vermelha, uma pitada de sal e meia colher de chá de óleo de mostarda. É perfeito para um brinde!

Banana Apimentada

Pegue uma banana e faça um corte na casca para abri-la. Regue com uma mistura de 1 colher de chá de suco de limão, 1 colher de chá de mel e um quarto de colher de chá de sal preto. Você pode comê-lo direto da casca.

SOBREMESAS DELICIOSAS

Litchi Dessert

Deseed 200 g de lichia, recheie com mel levemente adoçado ou açúcar, 100 g de chaina (queijo cottage esfarelado), refrigere e saboreie uma deliciosa sobremesa.

Besan Sheera

Em uma panela com fogo baixo, aqueça meia colher de sopa de ghee e adicione uma pitada de açafrão em pó. Agora adicione uma colher e meia de sopa de besan e mexa por 2-3 minutos. Adicione algumas amêndoas e continue a mexer por mais 3-4 minutos ou até que a farinha esteja bem torrada e um aroma forte saia da panela. Agora adicione 1 xícara de leite morno e 1 colher de sopa de açúcar e mexa bem. Ferva a mistura, acrescente uma pitada de pimenta esmagada e deixe ferver por mais 2 minutos. Beba quente.

(Extraído com permissão do Ultimate Avó Hacks por Kavita Devgan, publicado pela Rupa Publications.)