Nutrição

Experimente estas 8 deliciosas e saudáveis ​​receitas de tiffin de Paratha

Dia Mundial da Alimentação 2018: os parathas são fáceis de preparar, gostosos e uma refeição farta para as crianças.

receitas de parathas, receitas de tiffinAs crianças adoram parathas! (Fonte: Dreamstime)

Abobrinha, Amendoim Paratha, Popeye Paratha cheio de energia ... e muito mais para experimentar para o próximo tiffin do seu filho!

Por Kejal Sheth

(Faz 2 parathas)

Popeye paratha

Ingredientes

Farinha de trigo 30 g | Farinha de aveia 30 g | Espinafre (picado) 25 g | Milho dourado 25 g | Queijo 1 colher de sopa | Folhas de coentro (picadas), 1 colher | Óleo 2 colheres de chá | Especiarias, a gosto | Sal, a gosto

Método:

Faça uma massa usando proporções iguais de farinha de trigo e aveia. Você pode até amarrar a farinha com purê de espinafre, dando-lhe uma bela cor verde e benefício nutricional adicional.

Reserve e deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto isso, refogue o espinafre picado, o milho e deixe esfriar. Adicione o queijo, as folhas de coentro, o sal, as especiarias e misture bem.

Para continuar, cozinhe cada roti em uma tawa (grelha) levemente por alguns segundos.

Coloque uma porção do recheio em cada paratha e dobre em um semicírculo. Arrume em uma assadeira untada.

Pincele as parathas levemente com ghee / óleo e leve ao forno quente a 200 graus C (400 graus F) até a cor rosa claro (cerca de 5 minutos). Como alternativa, cozinhe em uma tawa (grelha) dos dois lados e pincele levemente com ghee / óleo. Servir quente.

receitas de tiffinEspinafre potente (Fonte: Dreamstime)

Paratha Exotica

Ingredientes

Farinha de trigo 45 g | Farinha de Jowar 15 g | Tofu desintegrado 40 g | Pimentão verde 20 g | Cominho em pó 1 colher de chá | Folhas de hortelã 1 colher de sopa | Sal a gosto | Óleo / ghee 2 colheres de chá

Método:

Em uma tigela grande, adicione a farinha com um pouco de água e amasse para fazer uma massa macia e flexível. Sove a massa por alguns minutos até que ela fique lisa e elástica. Divida em duas porções e deixe descansar.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio para as parathas de tofu.

Em uma tigela grande, adicione o tofu. Em seguida, acrescente o pimentão picado, muitas folhas de hortelã picadas; quanto mais você adiciona, mais sabor obtém. Em seguida, adicione a pimenta verde picada, uma colher de chá de cominho em pó e, por fim, um pouco de sal. Combine bem todos os ingredientes.

Pegue a porção de massa, polvilhe com farinha e enrole em um círculo. Agora coloque uma parte do recheio no círculo.

Pressione e dobre as bordas para que o recheio não saia durante o cozimento do tofu paratha. Role suavemente com o alfinete para nivelar.

Deixe cozinhar em tawa pré-aquecido por cerca de 30 a 45 segundos e vire. Nesta fase, adicione uma colher de chá de ghee ou óleo e espalhe nas duas faces e deixe assar até dourar.

Servir quente.

Pizza Paratha

Ingredientes

Farinha de trigo 45 g | Farinha de Jowar 15 g | Tomate (picado) 50 g | Pimentos (picados) 25 g | Milho amarelo 15 g | Orégano 1 colher de chá | Sal a gosto | Óleo / ghee 3 colheres de chá

Método:

Em uma tigela grande, adicione a farinha com um pouco de água e amasse para fazer uma massa macia e flexível. Sove a massa por alguns minutos até que ela fique lisa e elástica. Divida em duas porções e deixe descansar.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio para as parathas de pizza.

Em uma panela, coloque um pouco de óleo e acrescente os tomates seguidos do pimentão. Amasse um pouco com as costas da colher e acrescente o milho cozido. Deixe cozinhar bem e tempere com orégano e sal a gosto.

Pegue a porção de massa, polvilhe com farinha e role em um círculo. Agora coloque uma parte do recheio no círculo.

Pressione e dobre as bordas para que o recheio não saia durante o cozimento da paratha e dê um rolinho suave com o alfinete para uniformizar.

Deixe cozinhar em um tawa pré-aquecido por cerca de 30 a 45 segundos e vire. Nesta fase, adicione uma colher de chá de ghee ou óleo e espalhe nas duas faces e deixe assar até dourar.

Servir quente.

Brócolis e Soja Paratha

receitas de tiffinbrócolis saudável (Fonte: Dreamstime)

Ingredientes

Farinha de trigo 30 g | Farinha de soja 30 g | Brócolis (picado) 30 g | Batata (fervida) 20 g | Pasta de alho e gengibre 2 colheres de chá | Especiarias, a gosto | Sal, a gosto | Limão ½ pc | Óleo / ghee 2 colheres de chá

Método:

Em uma tigela grande, adicione a farinha com um pouco de água e amasse para fazer uma massa macia e flexível. Sove a massa por alguns minutos até que ela fique lisa e elástica. Divida em duas porções e deixe descansar.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio para as parathas de brócolis.

Cubra e escalde os brócolis por um minuto e, em seguida, usando uma batedeira, pique os brócolis ou pique-os finamente.

Agora em uma tigela, adicione a batata cozida com o brócolis picado e temperos. Misture tudo bem. Adicione o sal a gosto e esprema meio limão.

Pegue a porção de massa, polvilhe com farinha e enrole em um círculo. Agora coloque uma parte do recheio no círculo.

Pressione e dobre as bordas para que o recheio não saia durante o cozimento da paratha e dê um rolinho suave com o alfinete para uniformizar.

Deixe cozinhar em tawa pré-aquecido por cerca de 30 a 45 segundos e vire. Nesta fase, adicione uma colher de chá de ghee ou óleo e espalhe nas duas faces e deixe assar até dourar.

Servir quente.

Sobras Dal Paratha

Ingredientes

Farinha de trigo 30 g | Farinha de Besan 30 g | Restos de dal ½ xícara | Coalhada 1 colher de sopa | Folhas de methi (picadas) 2 colheres de sopa | Cúrcuma 1 colher de chá | Sal a gosto | Óleo / ghee 2 colheres de chá

Método:

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes e amasse até obter uma massa macia e flexível até ficar homogêneo. Divida em duas porções e deixe descansar por 10 minutos.

Pegue a porção de massa, polvilhe com farinha e enrole em um círculo.

Deixe cozinhar em tawa pré-aquecido por cerca de 30 a 45 segundos e vire. Nesta fase, adicione uma colher de chá de ghee ou óleo e espalhe nas duas faces e deixe assar até dourar.

Servir quente.

Paradise Paratha

receitas de tiffinBeterraba colorida (Fonte: Dreamstime)

Ingredientes

Farinha de trigo 45 g | Farinha de soja 15 g | Beterraba 25 g | Coco 15 g | Sementes de gergelim 1 colher de chá | Folhas de coentro 2 colheres de chá | Sal a gosto | Especiarias a gosto | Ghee / óleo 2 colheres de chá

Método:

Em uma tigela grande, adicione a farinha com um pouco de água e amasse para fazer uma massa macia e flexível. Sove a massa por alguns minutos até que ela fique lisa e elástica. Divida em duas porções e deixe descansar.

Em uma tigela, coloque um pouco de beterraba desfiada e coco junto com sementes de gergelim, sal e especiarias. Misture bem e reserve. (Você pode até adicionar um pouco de queijo a ele.)

Pegue a porção de massa, polvilhe com farinha e role em um círculo. Agora coloque uma parte do recheio no círculo.

Pressione e dobre as bordas para que o recheio não saia durante o cozimento da paratha e dê um rolinho suave com o alfinete para uniformizar.

Deixe cozinhar em tawa pré-aquecido por cerca de 30 a 45 segundos e vire. Nesta fase, adicione uma colher de chá de ghee ou óleo e espalhe em ambos os lados e deixe assar até dourar.

Servir quente.

Nutri Puranpoli

Ingredientes

Farinha de trigo 60 g | Batata-doce (fervida) 25 g | Chana dal (encharcado) 15 g | Jaggery 15 gm | Ghee 2 colheres de chá | Cúrcuma 1 colher de chá

Método:

Em uma tigela grande, adicione a farinha com um pouco de água e amasse para fazer uma massa macia e flexível. Sove a massa por alguns minutos até que ela fique lisa e elástica. Divida em duas porções e deixe descansar.

Cozinhe a batata-doce e o dal em um vaporizador ou fogão por 1 ou 2 assobios ou em uma panela aberta até que amoleça. Depois de cozida, descasque a casca da batata-doce e amasse bem.

Adicione o açúcar mascavo e sal. Misture bem. Divida em porções iguais.

Pegue a porção de massa, polvilhe com farinha e role em um círculo. Agora coloque uma parte do recheio no círculo.

Pressione e dobre as bordas para que o recheio não saia durante o cozimento da paratha e dê um rolinho suave com o alfinete para uniformizar.

Deixe cozinhar em tawa pré-aquecido por cerca de 30 a 45 segundos e vire. Nesta fase, adicione uma colher de chá de ghee ou óleo e espalhe nas duas faces e deixe assar até dourar.

Servir quente.

Abobrinha Amendoim Paratha

receitas de tiffinAbobrinha fresca (Fonte: Dreamstime)

Ingredientes

Farinha de trigo 45 g | Farinha de aveia 15 g | Abobrinha (ralada) 30 g | Amendoim (em pó) 1 colher de sopa para a farinha de trigo | Pó de linhaça ½ colher de sopa | Amchur 1 colher de chá | Sal a gosto | Ghee / óleo 2 colheres de chá

Método:

Para preparar a Abobrinha Paratha, esprema a água da abobrinha ralada e reserve para amassar a massa depois.

À farinha, adicione amchur, açafrão, amendoim em pó e linhaça, bem como sal. Misture bem todos os ingredientes e acrescente agora a abobrinha ralada.

Sove até formar uma massa macia e flexível até ficar homogêneo. Divida em duas porções e deixe descansar por 10 minutos.

Adicione mais água apenas se necessário.

Enrole a bola de massa em uma forma circular e adicione a paratha enrolada com um pouco de ghee e cozinhe dos dois lados por cerca de dois minutos.

(O escritor é nutricionista, especialista em controle de peso e fundador da Nutrivity.in)