Saúde

Meninos tailandeses sobreviveram à provação da caverna com meditação, ensine a arte ao seu filho também!

Os 12 meninos tailandeses presos em uma caverna por duas semanas mantiveram a calma por meio da meditação, ensinada por seu treinador, um ex-monge budista. Veja como a meditação pode ajudar seu filho a se manter bem durante e depois de uma crise.

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Os 12 meninos tailandeses presos em uma caverna por duas semanas mantiveram a calma por meio da meditação, ensinada por seu treinador, um ex-monge budista. Veja como a meditação pode ajudar seu filho a se manter bem durante e depois de uma crise. A meditação não é mais um luxo, mas uma necessidade para seu filho.

Por Megha Pai

Manal Carara, um ex-professor e professor da Arte de Viver que faz meditação e programas de alívio de traumas baseados na respiração em zonas de guerra há mais de uma década, fala sobre um menino sírio de 12 anos (nome não divulgado) no Líbano, que viu seus dois irmãos sendo mortos pelo ISIS.

Cada vez que fechava os olhos para meditar, ele os via. Ele iria desenhar Kalashnikovs. Ele nunca dormiu. No último dia do workshop, ele disse: ‘Esses 10 minutos que consigo meditar aqui, valem oito horas de sono para mim porque finalmente consigo descansar’, Carara compartilha. Desde o ano passado, mais de 16.000 crianças nos campos de refugiados na Síria, Líbano e Jordânia foram treinadas em meditação e técnicas de respiração profunda adequadas para crianças.

O que é tão único aqui é que ensinamos técnicas que as crianças podem usar diariamente a qualquer hora, o que ajuda a reduzir o estresse, sem depender de um psicólogo ou assistente social, diz Chris, um treinador sênior de workshop de resiliência da International Association for Human Values, Agora eles têm as ferramentas para evitar qualquer tipo de tensão ou situação crítica que possam enfrentar no futuro.

Em tempos de crise, seja uma guerra ou uma calamidade natural, muitas organizações prometem apoio financeiro para ajuda médica, casas e roupas. Mas a resposta médica humanitária não dá atenção suficiente ao aspecto da saúde mental e à necessidade urgente de apoio psicossocial que surge nesses tempos. Chris explica que essas oficinas são o resultado dessa necessidade premente de abordar essa lacuna na ajuda à saúde mental. Os módulos que ele ensina oferecem mais do que o método psicossocial tradicional de abordar os sintomas de estresse pós-traumático entre as crianças. É holístico na medida em que atua no corpo e na respiração e aborda o trauma nos níveis emocional, mental e de interação social.

Mais recentemente, o mundo testemunhou a operação de resgate corajosa, meticulosa e quase milagrosa dos 12 meninos tailandeses e seu treinador de futebol. Mas o fato que deixou todos surpresos é como as crianças e seu treinador estavam calmos e calmos durante toda a provação. Dez dias depois que o grupo de 13 desapareceu, dois mergulhadores de resgate os encontraram sentados no escuro e meditando. A meditação os ajudou a ficar calmos, mas também mentalmente fortes ao mesmo tempo.

Meditação é a arte de estar no momento presente. As crianças vivem naturalmente no momento presente, mas devido ao estresse, esse mecanismo começa a falhar. Quando estão estressados, seu cérebro perde a capacidade de pensar com clareza e encontrar soluções. Como resultado, eles começam a entrar em pânico e, na maioria das vezes, acabam fazendo escolhas erradas. O medo e as dúvidas geram ansiedade, o que prejudica suas habilidades intuitivas e de resolução de problemas. A prática regular de meditação aguça seu dom de intuição entre as crianças. Esta é a chave para as crianças lidarem com situações críticas e estressantes.

A meditação promove positividade que nos dá esperança em situações difíceis. A meditação ajuda a criar sinergia, espírito de equipe e harmonia. Em um grupo, as atitudes podem ser contagiosas; a força inspira coragem e a negatividade gera derrotismo. Junto com uma atitude positiva, a meditação também traz fé e estabilidade mental, sem as quais a mente cai na dúvida e na negatividade. Isso é provavelmente o que manteve o moral do grupo dos meninos em tal situação terrível.

Os exercícios de meditação e respiração não são apenas uma ótima ferramenta para ajudar a lidar com uma situação presente, mas essas práticas também ajudam as crianças a eliminar o efeito persistente das memórias traumáticas e liberar o estresse causado por elas, que se não for atendido, pode se transformar em uma bola de neve em agressão , medo ou falta de confiança e violência. A meditação lhes dá a atitude de enfrentar todas as adversidades da vida com calma, coragem e convicção.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para introduzir a atenção plena na vida de seus filhos:

* Crie o hábito de seu filho ficar sentado por alguns minutos com os olhos fechados e internalizar a atenção.

* Certifique-se de que seu filho se mantenha bem hidratado, pois a água é essencial para um pensamento claro e focado.

* Incentive seu filho a fazer algumas respirações profundas e longas, observadores, todos os dias e prestar atenção ao movimento da respiração.

* As crianças podem aprender exercícios como o zumbido da abelha, a respiração de força ou a respiração de palha, que acalmam instantaneamente o sistema nervoso e aumentam os níveis de energia do corpo. Também chamado de Pranayamas, são exercícios respiratórios que aumentam o prana ou energia da força vital. Você pode ensinar a seu filho alguns Mudra Pranayams tal como Chin mudra, Chinmayi mudra, Aadi Mudra e Merudanda Mudra .

* Promova a atitude certa em seu filho, ensinando-o a relaxar e responder à situação, em vez de reagir a ela.

* É importante que a criança aprenda a reconhecer e seguir sua intuição. Intuição é simplesmente ter o pensamento certo na hora certa. Ritmos de respiração poderosos como Sudarshan Kriya podem ajudar seu filho a liberar o estresse, desenvolver intuição e estar no momento presente sem esforço. Praticar técnicas de respiração profunda reduz a liberação de cortisol, o hormônio do estresse. Isso naturalmente deixa a criança sentindo-se revigorada, calma e entusiasmada.

(Com contribuições de Shreya Chugh, Diretor Internacional, Programas Art of Living Kids)