Nutrição

Preso com sobras de arroz? Experimente estas 10 receitas

Se você sobrou um pouco de arroz, com essas sugestões deliciosas e criativas, nunca mais precisará jogá-lo fora. Aqui estão algumas maneiras fáceis de transformá-lo em uma refeição ou acompanhamento fabuloso.

receitas de arrozArroz (Fonte: Getty Images)

As crianças anseiam constantemente por variedade na comida, e as sobras de arroz podem receber um toque especial para criar receitas fabulosas.

Por Kejal Sheth

Arroz quente e perfumado direto do fogão é delicioso, mas as sobras de arroz que foram deixadas esfriar têm suas próprias propriedades únicas. O arroz cozido firma-se de uma maneira que ajuda a manter a sua forma quando se trata de reaquecê-lo. A textura fornece um bom pedaço al dente e evita que fique mole, como certamente aconteceria se você tentasse usar o arroz recém-cozido.

Se você sobrou um pouco de arroz, com essas sugestões deliciosas e criativas, você nunca mais precisará jogá-lo fora. Aqui estão algumas maneiras fáceis de transformá-lo em uma refeição ou acompanhamento fabuloso.

Tomates recheados / pimentão

Corte o topo do tomate ou do pimentão e retire as sementes e a parte carnuda. Recheie com uma mistura de arroz temperado, regue com azeite, rale um pouco de queijo por cima e leve ao forno. É tão fácil!

receita de arrozSalada de arroz (fonte: Getty Images)

Salada de arroz

Esta é outra maneira fácil, porém inovadora, de usar o arroz e também incluir vegetais na refeição. Misture as sobras de arroz com seu vinagrete favorito ou outro molho de salada, algumas ervas frescas ou especiarias e seus vegetais em cubos favoritos para fazer esta refeição de baixa caloria e rica em nutrientes.

Akki roti (Fonte: Dreamstime)

Paratha ou Akki roti

Akki roti é uma receita popular de Karnataka. Se sobrar arroz, você pode fazer um delicioso roti para o café da manhã.

Pegue uma tigela, adicione a farinha de arroz, a pasta de arroz cozido, a cebola picada, as folhas de coentro e o coco ralado. Misture bem regando um pouco de água na massa macia e para barrar. Estenda-o em discos circulares, coloque-os sobre o tawa e regue com um pouco de óleo. Cozinhe até que ambos os lados fiquem dourados e, em seguida, retire do tawa. Servir quente.

Costeleta de vegetais

Podemos preparar facilmente esta costeleta saudável com ingredientes disponíveis em casa. Adicione a cebola picada, coentro, cenoura ralada e beterraba, batata amassada, pão embebido, suco de tomate, pimenta verde, pimenta em pó, farinha de besan, farinha de milho, sal, garam masala e misture bem. Divida em porções pequenas e cozinhe dos dois lados no fogão.

Burrito de arroz e feijão (Fonte: Getty Images)

Burrito de arroz e feijão

Junte alguns feijões, vegetais com folhas verdes e sobras de arroz e você terá uma refeição rápida e saudável pronta! Adicione as coberturas de burrito que tiver à mão, como molho, creme de leite, paneer ou até mesmo alguns pedaços de soja.

Pudim de arroz com canela. (Fonte: Getty Images)

Arroz doce

O pudim de arroz é uma ótima maneira de gastar muito arroz de uma só vez. Pode ser saboreado por crianças e adultos também! Você pode adicionar um pouco de canela e açafrão ou algumas passas e frutas secas para um arroz doce no café da manhã.

receita de arrozPanqueca de arroz (Fonte: Getty Images)

Panquecas de arroz

Enquanto você prepara o leite durante a noite para transformá-lo em coalhada, acrescente a sobra do arroz e deixe-o endurecer. Na manhã seguinte, você pode usar esta mistura enquanto adiciona alguns temperos, cebola picada e tomates e algumas folhas de coentro fresco. Faça uma massa bem grossa e despeje em uma assadeira pré-aquecida. Cozinhe levemente em ambos os lados. Sirva quente com chutney de coentro de hortelã.

Sopa de arroz (Fonte: Getty Images)

Sopa de arroz

A sopa é o prato ideal para substituir a refeição. Coloque uma panela em fogo médio e adicione um pouco de azeite. Adicione a cebola picada, o alho, a cenoura, o aipo e a folha de louro. Cozinhe por 10 minutos antes de adicionar o caldo de galinha e água. Adicione as sobras de arroz e o frango desfiado. Cozinhe por meia hora antes de servir a deliciosa e saudável sopa de arroz.

bola de arrozArancini (fonte: Getty Images)

Arancini (bolinhos de arroz italiano) com toque indiano

Embora muitas receitas de Arancini comecem com uma base de risoto, é perfeitamente aceitável pular os 20 minutos de mexer e começar com o arroz do dia anterior.

Combine o arroz, o parmesão, o milho amarelo e um pouco de salsa em uma tigela média e use as mãos para combinar bem a mistura. Esprema um pouco de paneer ou queijo no centro de cada bola e, usando um criador de appam, frite essas bolas rasas.

Dosa (fonte: Getty Images)

Pecado

Para fazer a massa, coloque o arroz cozido, com um pouco de requeijão e sal em um moedor. Adicione água conforme necessário para formar uma massa lisa. Aqueça uma panela e espalhe delicadamente uma concha de massa sobre ela. Cozinhe até que a base fique dourada. Sirva crocante e quente com chutney de coco e sambhar.

(O escritor é nutricionista, especialista em controle de peso e fundador da Nutrivity.in)