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As pessoas que vivem mais tempo seguem uma dieta 'Zonas Azuis', descobriram os pesquisadores. O que é?

Cinco bolsões do mundo exibem notável longevidade por causa de suas dietas à base de plantas: Okinawa, Japão; Sardenha, Itália; Nicoya, Costa Rica; Icaria, Grécia; e Loma Linda, Califórnia.

Os pilares da dieta da Zona Azul são peixes frescos, grãos inteiros, verduras e feijão.

Os pilares da dieta da Zona Azul são peixes frescos, grãos inteiros, verduras e feijão.

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Um estudo recente descobriu que comer um único cachorro-quente pode tirar 36 minutos da vida de uma pessoa. Mas e se houvesse uma dieta que visasse adicionar anos?

A dieta das Zonas Azuis visa, de certa forma, fazer isso. É baseado nos padrões alimentares das pessoas que vivem nas chamadas zonas azuis - partes do mundo onde as pessoas vivem mais.

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A dieta foi criada por Dan Buettner, pesquisador da National Geographic e autor de best-sellers. Em cerca de oito anos, Buettner e seus colegas conduziram pesquisas e descobriram cinco bolsões do mundo que exibiam uma longevidade notável: Okinawa, Japão; Sardenha, Itália; Nicoya, Costa Rica; Icaria, Grécia; e Loma Linda, Califórnia.

Eles descobriram que as pessoas nesses lugares comiam principalmente alimentos integrais e uma dieta baseada em vegetais.

Buettner diz que segue a dieta há cerca de 10 anos.

Eu comia basicamente uma dieta americana padrão quando comecei, mas ficou muito claro que essa forma de comer está rendendo longevidade, diz ele. Você pode fazer o que quiser, mas as pessoas que vivem mais tempo comem assim.

Ele também ganhou atenção recém-descoberta no TikTok. Um de seus vídeos, em que ele fala sobre o consumo de carne nas zonas azuis, obteve quase 200.000 visualizações.

Os principais elementos da dieta das Zonas Azuis são:

  • Grãos integrais como milho, trigo e arroz.
  • Verdes.
  • Tubérculos como batata-doce.
  • E feijão, que Buettner chama de pedra angular da dieta.

Pessoas nas zonas azuis comem um pouco de carne, em média, cerca de cinco vezes por mês e peixes uma ou duas vezes por semana. Eles também têm um pouco de queijo de leite de ovelha ou queijo de cabra, mas muito pouco açúcar - provavelmente um quarto do açúcar que comemos e quase nenhum alimento processado.

Isso significa que não há carnes processadas - incluindo cachorro-quente, salsicha, carne enlatada e charque - que o Organização Mundial da Saúde classifica-se como cancerígeno.

Embora a dieta exija menos carne e laticínios do que a maioria dos americanos ingere, Buettner diz que é mais importante colocar uma inclinação de planta em sua dieta. Ainda assim, para o livro de receitas que ele criou para acompanhar a dieta, ele deixou de fora a carne e os laticínios.

Quanto mais as pessoas puderem comer um alimento completo, dieta à base de plantas, melhor para elas serão, diz ele.

Embora essa dieta tenha semelhanças com a dieta mediterrânea, ela atrai comunidades fora desta região, com menos ênfase em frutos do mar.

Começando

As dietas podem ser difíceis de seguir, diz Buetter, então ele sugere moldar seu ambiente para torná-lo mais fácil.

Se você está guardando aquela comida lixo, e coloca em uma tigela de frutas grande e bonita no meio da sua mesa, é muito mais provável que você coma as frutas, diz ele.

Além disso, cercar-se de outras pessoas que comem da mesma maneira ajudará, diz Buettner.

Uma das melhores coisas a fazer é construir sua rede social para que algumas outras pessoas comam dessa maneira, diz ele.

Ele sugere aprender a fazer algumas receitas da Zona Azul que você adora.

As pessoas comem assim por basicamente três motivos diferentes, diz ele. Número um, isso vai melhorar minha saúde. Número dois, é bom para o meio ambiente. E número três, reduz a crueldade contra os animais.

Mas também, diz ele, as pessoas querem comer o que é delicioso agora. Portanto, o ingrediente mais importante é o sabor. Então, se você puder encontrar algumas receitas que você e sua família amam ... você vai querer comê-las porque é prazeroso.

Ashley Baumohl, gerente assistente de nutrição clínica do Hospital Lenox Hill em Nova York. concorda que ajuda a entrar no ritmo fazendo novas receitas que você acha apetitosas.

Ela também diz que mudar para uma dieta baseada em vegetais quando você está acostumado a uma dieta mais rica em carne requer alguma educação. Como torná-lo saboroso sem adicionar muito sódio. E o que podemos adicionar que vai nos dar uma maior variedade de nutrientes e torná-lo saboroso? Isso requer muita prática.

Ela diz que é importante ter certeza de que você está recebendo os nutrientes de que precisa, por exemplo, obter proteína suficiente de fontes vegetais, que não serão tão densas em proteínas como um iogurte grego ou 85 gramas de frango ou peixe.

Ela também sugere ajustar qualquer dieta às suas próprias necessidades.

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Todo mundo é tão individualizado e tem diferentes níveis de atividade e diferentes condições mentais e diferentes coisas acontecendo com seu corpo, onde podem precisar de mais ou menos de alguma coisa, diz ela.

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