Nutrição

Uma lista de verificação nutricional para mulheres grávidas

Evite carnes, ovos, peixes ou frutos do mar crus ou mal cozidos.

gravidez e dietaComa alimentos saudáveis ​​durante a gravidez. (Fonte: Dreamstime)

Uma boa nutrição é essencial para garantir que o corpo da mãe possa fornecer todos os nutrientes de que um feto necessita para se desenvolver e crescer.

Deepti Tiwari

A gravidez é um período muito importante. É hora de pensar sobre seu estilo de vida, hábitos e dieta e como eles afetam você e seu bebê.

Para futuras mamães e novas mamães

A gravidez e a lactação colocam demandas extras em seu corpo. Para atender a essas demandas, você precisa pensar sobre o que é melhor comer e beber. Uma boa nutrição durante a gravidez ajuda você a se manter saudável e com energia e a prepara para cuidar de si mesma, do seu bebê e do resto da família.

Para o seu bebê

O bebê recebe toda a nutrição que você recebe. Assim, a melhor maneira de dar ao seu bebê uma dieta saudável é fazendo uma dieta saudável.

Sempre pense em quanto bem um alimento específico faz ao seu corpo antes de consumi-lo.

Lembre-se de incluir estes nutrientes importantes:

Para aumentar a ingestão de proteínas, tente incluir frango, peixe, lentilhas, leite e produtos lácteos (três a quatro porções em sua dieta diária).

O ácido fólico é muito importante, por isso inclua duas a três porções de vegetais de folhas verdes, legumes e nozes em sua dieta. Tome seus suplementos regularmente, se recomendado pelo seu médico.

Inclua o ferro na forma de vegetais de folhas verdes, frutas secas, legumes, grama de bengala assada, ovos, carne, peixe e aves na dieta.

A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro dos alimentos e mantém o sistema imunológico em forma. Ele também contribui para o desenvolvimento e o funcionamento adequado da placenta.

Cálcio, magnésio e vitamina D ajudarão seu bebê a desenvolver ossos e dentes fortes. Boas fontes são leite, produtos lácteos, soja, lentilhas, vegetais de folhas verdes, etc.

Os óleos ômega-3 são vitais para o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Portanto, inclua nozes, amêndoas, abacate ou peixe em sua dieta.

Os probióticos ajudam na melhor digestão e na prevenção de infecções vaginais até certo ponto.

A vitamina K é uma vitamina importante, por isso inclua brócolis, vegetais de folhas verdes, ameixas, etc.

Fluidos e fibras ajudam a lidar com a constipação, que é um problema comum nesta fase. Portanto, beba muita água, bebidas descafeinadas, sucos ou sopas e coma muitos alimentos ricos em fibras.

Alimentos a evitar durante a gravidez

Evite leite não pasteurizado, incluindo leite de cabra e alimentos feitos de leites não pasteurizados. Mesmo que o queijo macio seja pasteurizado, o queijo duro é sempre mais seguro.

Evite carnes, ovos, peixes ou frutos do mar crus ou mal cozidos.

Evite sucos de frutas ou vegetais não pasteurizados. O suco não pasteurizado deve ser fervido (fervura completa) por pelo menos um minuto.

Evite brotos crus ou mal cozidos, incluindo alfafa, trevo, feijão moong e rabanete. Couves cozidas são sempre melhores.

Não abra latas abauladas. Ferva os alimentos enlatados caseiros por 20 minutos.

Preste atenção aos recalls de alimentos. Não é hora de apostar.

Cafeína e bebidas energéticas

A cafeína atravessa a placenta e aumenta as catecolaminas maternas, mas parece que a ingestão de menos de 200 mg / dia não está associada ao aumento do risco de aborto espontâneo ou parto prematuro. As bebidas com cafeína não são consideradas de alta qualidade nutricional e a moderação é incentivada.

Bebidas energéticas não são recomendadas durante a gravidez. Além do alto teor de cafeína e açúcar que contêm, essas bebidas costumam ter altos níveis de nutrientes adicionados e produtos à base de ervas que não foram avaliados quanto à segurança durante a gravidez.

(O autor é nutricionista clínico, CK Birla Hospital for Women.)