Saúde

A falta de vitamina D pode levar a um ganho de peso mais rápido em crianças

Várias teorias têm sido propostas para explicar sua ação na perda de peso. É uma vitamina solúvel em gordura e também afeta o armazenamento e a produção de células de gordura. Ao afetar os níveis do hormônio testosterona, ajuda na perda de peso.

obesidade infantil, vitamina DA vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura e ajuda na perda de peso. (Fonte: Getty Images)

Por Dr Jyoti Goyal

Crianças com deficiência de vitamina D acumulam gordura ao redor da cintura e ganham peso mais rapidamente do que aquelas que recebem o suficiente da vitamina do sol, que é essencial para a saúde óssea. O crescimento ósseo é alto durante a infância e a adolescência, que é o momento certo para identificar e tratar a deficiência de vitamina D. A obesidade também pode colocar uma pessoa em risco de deficiência de vitamina D .

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura e muito essencial não apenas para a saúde do esqueleto oral, mas tem muitas ações importantes no sistema esquelético extra. É essencial manter ossos e dentes fortes, pois isso ajuda na absorção do fósforo cálcio. É um hormônio que interage com todas as células do corpo e importante para várias outras funções, como para construir imunidade e até resistência ao câncer.

Não é apenas uma vitamina, mas funciona como um hormônio em nosso corpo e regula muitas funções celulares. Estudos comprovaram seu papel na prevenção de várias infecções por câncer, doenças cardiovasculares, doenças metabólicas e doenças autoimunes. No entanto, dados de ensaios que provam que os suplementos de vitamina D podem diminuir o risco de câncer, doenças cardiovasculares e metabólicas. Em vários estudos, descobriu-se que seu papel é ajudar na perda de peso e pessoas que têm níveis adequados de vitamina D no sangue perdem mais peso e têm baixa tendência de aumentá-lo depois de perdê-lo.

Várias teorias têm sido propostas para explicar sua ação na perda de peso. É uma vitamina solúvel em gordura e também afeta o armazenamento e a produção de células de gordura. Ao afetar os níveis do hormônio testosterona, ajuda na perda de peso. Portanto, o aumento nos níveis de vitamina D não apenas ajuda na perda de peso, mas também na superação da depressão, pois as crianças podem enfrentá-la por causa de sua aparência e da pressão dos colegas.

Numerosos estudos mostram que mais de 80 por cento dos indianos sofrem de deficiência de vitamina D, que é vital para a absorção de cálcio no corpo. A deficiência desta vitamina crucial entre as crianças está levando os médicos a prescreverem para elas um horário de brincadeira obrigatório ao sol para as crianças.

O Conselho Indiano de Pesquisa Médica afirma que a dieta fornece menos de 10% da vitamina D; perto de 90 por cento é sintetizado na pele com a exposição à luz solar.

Nos tempos modernos, devido à mudança no estilo de vida, nossas atividades ao ar livre são notavelmente restritas, assim como nossa exposição ao sol. A luz solar é uma fonte rica em vitamina D e a falta de exposição ao sol tem o potencial de causar deficiência de vitamina D.

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A deficiência de vitamina D e a obesidade infantil foram classificadas como epidemias em todo o mundo e ambas compartilham alguns fatores de risco comuns, incluindo dieta pobre e sedentarismo. De acordo com uma pesquisa, aproximadamente 70-100 por cento dos indianos são deficientes em vitamina D. Em crianças em idade escolar de 6 a 12 anos, apenas 5 por cento tinham níveis suficientes de 25-hidroxivitamina D e o restante tinha deficiência de vitamina D (24 por cento) ou insuficiência (71 por cento), apesar da maioria das crianças (80 por cento) cent) relatando exposição à luz solar de menos de duas horas.

Além da luz solar, as outras fontes de vitamina D são peixes e óleo de peixe, cogumelos, fermento e gema de ovo, mas precisam ser consumidos em quantidades muito altas para manter um nível ideal de vitamina. Não é de admirar que quase todo indiano tenha deficiência dessa vitamina essencial!

Quase sempre é necessário tomar um suplemento ou comprar alimentos especialmente enriquecidos com ele. Os leites, em particular, podem ser fortificados com vitamina D. O óleo de peixe, como o óleo de fígado de bacalhau, é um ótimo suplemento à dieta, não apenas para a vitamina D, mas também para muitos outros benefícios nutricionais que fornece além da vitamina D.

Mas isso não significa que vegetarianos e veganos não tenham fontes suficientes para esta vitamina. Existem muitas fontes, além das mencionadas acima, que são feitas de lã de ovelha, fermento ou cogumelos que podem ajudá-los a cumprir suas necessidades de vitamina D.

Infelizmente, poucos alimentos são boas fontes de vitamina D e, portanto, sua deficiência é bastante prevalente. Quase sempre é muito difícil cobrir a deficiência de vitamina D com nossa dieta e muitos de nós precisam de suplementos. No entanto, antes de começar, é importante consultar um médico e verificar os níveis de vitamina D.

É importante lembrar de não consumir os suplementos excessivamente porque a toxicidade da vitamina D pode levar à hipercalcemia. Devem ser usados ​​como posologia para prevenir o tratamento da osteoporose e manter a saúde óssea. Sempre tome suplementos de prescrição de um médico para crianças e adultos.

(O autor é HOD-Internal Medicine at Nayati Medicity.)