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Uma dieta de alimentos crus é tudo o que parece ser?

Os benefícios citados pelos apoiadores incluem menor risco de doenças, aumento da energia e aparência da pele. Mas os especialistas em saúde alertam que uma dieta principalmente crua pode levar a algumas consequências indesejadas para a saúde.

Uma dieta com alimentos crus tem alguns aspectos positivos.

Uma dieta com alimentos crus tem alguns aspectos positivos.

Dreamstime / TNS

O foodism cru está circulando há mais de um século, mas tem crescido em popularidade nos últimos tempos.

Este movimento define alimentos crus como não tendo sido cozidos em temperaturas acima de 118 graus. A dieta permite vários métodos alternativos de preparação sem cozimento, incluindo fazer sucos, fermentar, desidratar, embeber e germinar.

Não é de surpreender que os crudívoros sejam tipicamente veganos, embora alguns também consumam peixes crus, carnes e laticínios.

Por que cru?

Os proponentes dizem que é mais saudável do que nossa dieta usual de refeições cozidas, que os alimentos em sua forma natural são mais nutritivos.

Os benefícios atribuídos aos alimentos crus incluem um menor risco de doenças, aumento da energia, pele com melhor aparência e menos gordura corporal.

Especialistas em saúde alertam, porém, que comer uma dieta principalmente crua pode levar a algumas consequências indesejadas para a saúde.

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Os principais benefícios incluem que uma dieta com alimentos crus geralmente contém muitas frutas e vegetais frescos, que muitas vezes faltam na dieta americana padrão. Isso significa que ele pode fornecer quantidades maiores de certas vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras dietéticas que combatem doenças.

Algumas evidências também sugerem que comer alimentos crus ajuda a promover a perda de peso. Quando alguém muda de uma dieta principalmente cozida ou dominada por alimentos processados ​​com alto teor calórico para uma dieta principalmente crua, a ingestão de calorias tende a diminuir, frequentemente resultando em perda de peso.

Além disso, cozinhar aumenta a digestibilidade dos alimentos, tornando mais fácil para o seu corpo obter as calorias deles.

Alimentos crus são caros, metabolicamente falando, para comer e digerir. Portanto, as calorias que seu corpo tira de cenouras cruas podem acabar sendo menos do que o que você obteria da mesma quantidade de cenouras cozidas.

E um estudo descobriu que uma dieta estrita de alimentos crus pode reduzir os níveis de colesterol ruim LDL e triglicerídeos no sangue, o que pode beneficiar a saúde do coração (mas o colesterol bom HDL também caiu, o que não é o ideal).

Cozinhar pode diminuir certos nutrientes dos alimentos, especialmente os solúveis em água, como a vitamina C e as vitaminas B. Mas o ato de aquecer aumenta a disponibilidade de outros nutrientes e antioxidantes, como licopeno e beta-caroteno. Cozinhar grãos e legumes reduz os chamados antinutrientes, incluindo lectinas e ácido fítico, para ajudar a aumentar a disponibilidade de nutrientes.

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Uma preocupação é que uma dieta sem cozimento mal executada pode deixar as pessoas com deficiência de proteínas e nutrientes como zinco, cálcio, vitamina D e vitamina B12, levando a problemas de saúde como problemas de saúde óssea e distúrbios menstruais. A pesquisa sugere que uma dieta com alimentos crus pode aumentar o risco de erosão dentária em comparação com uma dieta padrão.

Outra preocupação é que, com menor ingestão de energia, aqueles que são fisicamente ativos podem ter dificuldades para obter calorias suficientes para suportar o treinamento.

Uma crença central por trás da dieta de alimentos crus é que cozinhar destrói as enzimas vivas que dão saúde nos alimentos. As enzimas são proteínas. Quando comemos proteínas, elas são desnaturadas por nossos ácidos gástricos, tornando inútil sua função biológica.

Cozinhar nossa comida tem outra vantagem - mata bactérias e vírus nocivos que podem estar presentes em alimentos crus e não cozidos.

Pode ser difícil manter uma dieta com alimentos crus, por motivos que incluem o tédio com escolhas alimentares limitadas e ser difícil de seguir.

Você pode argumentar que é importante comer uma variedade de alimentos crus e cozidos para uma nutrição ideal. Apenas não se iluda pensando que cozinhar, de alguma forma, torna a comida ruim para você.

Nutrição Ambiental é um boletim informativo independente escrito por especialistas em nutrição sobre saúde e nutrição.