Nutrição

Como incluir frutas e vegetais na dieta diária de seu filho

Seja criativo! As crianças não gostam de pedaços grandes de vegetais, então use pequenos pedaços de vegetais e faça um prato colorido que chame a atenção do seu filho.

crianças comendo saudáveisColoque toda a sua criatividade na mesa e observe-os se aprofundando. (Fonte: Dreamstime)

Apresente aos seus filhos pratos como dosas de beterraba, palitos de vegetais e milkshakes … Um pequeno esforço extra pode ajudar muito para que seu filho aprecie suas frutas e vegetais!

Por Prachi Mandholia

A história de toda mãe diz 'Meu filho não come frutas' ou 'Meu filho se recusa a comer vegetais'. Sim, as crianças são exigentes quando se trata de comer frutas e vegetais, e seus hábitos são muito influenciados pelos colegas, amigos, pais e familiares. Você, como pai, desempenha um papel importante para o adulto nessa formação.

Você já se perguntou por que as crianças se preocupam tanto com a ingestão de vegetais? A resposta é muito simples. Se você gosta de comidas deliciosas, seu filho também gosta. Faça um pequeno esforço extra para fazer a preparação, do jeito que seu filho gostaria.

As crianças não demoram a ficar entediadas com seus brinquedos, então como você acha que elas não ficarão entediadas com os mesmos vegetais de sempre? Adicione variedade, experimente novas receitas. Você pode ficar desapontado se seu filho não gostar ou não comer um prato específico na primeira vez, mas tentar é a chave. Não desista; tente fazê-lo novamente após alguns dias e eles podem ter mudado de ideia.

As crianças não gostam de grandes pedaços de vegetais, por isso certifique-se de que prepara uma boa receita com pequenos pedaços de vegetais. Deixe-o tão colorido que atraia a atenção do seu filho. Coloque toda a sua criatividade sobre a mesa e observe-os se esforçando.

Ideias para incorporar frutas e vegetais nas refeições

FRUTAS

crianças comendo saudáveisSeja criativo com milkshakes. (Fonte: Dreamstime)

Milkshake

Uma mistura de frutas e iogurte / leite faz um milkshake nutritivo para seus filhos. Adicione uma colher de mel para realçar seu sabor e nutrição.

Colher uma fruta

Acredite ou não, isso funciona. Divida uma fruta como o kiwi em duas metades iguais e deixe seu filho se divertir escavando seu caminho. Você pode chamá-lo de sorvete de kiwi e ver a mágica funcionar.

Creme de frutas

Combine todas as frutas possíveis em uma mistura de leite e creme com mel. Sirva como sobremesa e observe seus filhos se deliciarem.

Fruit Dipper

Corte uma variedade de frutas em formas divertidas e deixe seus filhos irem à loucura, mergulhando-os em um molho saudável de iogurte natural misturado com uma pitada de canela e uma colher de chá de mel.

Suco fresco

Se esta é a única maneira de obter alguns frutos, que seja. Mas certifique-se de que seja feito na hora, suco polpudo, sem adição de açúcar. Evite os embalados, pois são carregados de açúcar.

LEGUMES

crianças comendo saudáveisExperimente uma pizza com uma boa dose de vegetais! (Fonte: Dreamstime)

Beetroot Dosa

Vapor beterraba, bata e adicione à massa dosa. As crianças adoram cores e com certeza adorarão este dosa rosa-avermelhado. Da mesma forma, adicione purês de cenoura e espinafre à massa dosa e veja a emoção.

Veggie Sticks

Seja pepino, aipo ou cenoura, os palitos de salada são os favoritos entre as crianças. Se eles não gostam de palitos, experimente roundels. Para torná-lo mais interessante, sirva com homus ou um molho de iogurte. Sirva na mesa de jantar, cave dentro de si e veja as crianças te seguirem.

Smoothies

Smoothies verdes com couve ou espinafre são uma ótima maneira de incorporar verduras. Comece com iogurte como base, junto com uma fruta como abacaxi, um pouco de água de coco, aveia e mel. Isso faz um smoothie gostoso e saudável que seu filho vai adorar.

Veg Au Gratin

Faça desta receita a favorita do seu filho. Isso pode ser modificado para um saudável simplesmente usando farinha de trigo integral para molho branco em vez de farinha refinada. Além disso, pique todos os vegetais bem finos para torná-los interessantes.

Sopa

A sopa é uma excelente maneira de fazer seus filhos comerem vegetais. As sopas embaladas podem ser embaladas com vegetais, mas também contêm sódio. Portanto, beterraba-cenoura caseira, todos os vegetais, sopa de brócolis-espinafre é o caminho a percorrer.

Costeletas

Em vez do aloo tikki normal, experimente costeletas de vegetais misturadas com queijo. O queijo é o favorito de todas as crianças. Então, adicione-o a costeletas com diferentes combinações de vegetais como batata-brócolis, ervilha-espinafre, cebola-couve-flor e grão-de-bico de beterraba. Se não for queijo, o paneer caseiro também faz maravilhas.

Pizza Vegetariana

O que torna a pizza tão prejudicial à saúde? É a base de farinha refinada que não tem fibra. Escolha uma base de farinha de trigo integral, polvilhe uma camada de vegetais finamente moídos como brócolis, abobrinha, cogumelos na base, cubra com molho e paneer caseiro e leve ao forno. E sua nova pizza saudável está pronta!

Frutas e vegetais em abundância manterão seus filhos saudáveis.

(A autora é uma nutricionista registrada e uma educadora em diabetes certificada. Ela é nutricionista clínica e mora em Mumbai. Para obter mais ideias, envie um e-mail para [email protected])