Saúde

Como os pais podem manter seus filhos em forma física em um confinamento, com um professor de esportes

Cinco meses atrás, ninguém teria imaginado competições esportivas sem uma audiência ao vivo e aulas de esportes online como parte do currículo escolar.

aptidão física em bloqueio para crianças e adultos, aptidão física em ambientes fechados para crianças, saúde e boa forma, paternidade, expresso indiano, notícias expresso indianoCom um pouco de criatividade e algum espaço, podemos dar ao nosso corpo a dose diária de exercícios moderados a vigorosos. (Fonte: Getty / Thinkstock)

Por Raspreet Sidhu

Uma pesquisa realizada por uma empresa de inteligência de mercado em 2019 descobriu que dois terços dos indianos não praticam exercícios. Sendo assim, mesmo quem se exercita regularmente, corre o risco de cair em uma nova rotina de sedentarismo na época do susto corona, com academias, clubes esportivos, parques e, em alguns lugares, praias, ficarem fora de alcance. . Os mais afetados são as crianças que frequentam a escola. Eles perdem qualquer pequeno exercício ou atividade física que tenham nas escolas. Durante o período de bloqueio, o tempo de tela aumentou. Eles passam mais tempo sentados em frente à TV para se divertir ou grudados em computadores, laptops e telefones celulares para acessar mídias sociais e aulas online. Os estudantes de esportes não são exceção - sem perspectiva de competições e torneios pelo menos nos próximos seis meses, eles se sentem menos motivados para manter a forma e praticar. No caso de crianças mais novas, os pais têm dificuldade em mantê-las envolvidas em alguma atividade física em ambientes fechados durante o horário de trabalho.

A infecção por COVID-19, de acordo com os cientistas, veio para ficar por algum tempo. Como o bem-estar físico e mental das pessoas continua a ser afetado, a importância do condicionamento físico torna-se ainda mais crítica nos dias de hoje. Este é o momento em que o livro de Robin Sharma sobre o clube das 5 da manhã, que se concentra em estabelecer uma rotina e autodisciplina para atingir o foco mental e preparação física, torna-se ainda mais relevante.

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Exercícios em casa

Apesar de ter pouco ou nenhum equipamento em casa, e em meio a todos os tipos de desafios, ainda é possível estar ativo o suficiente para atender às diretrizes mínimas de saúde. Para manter a forma física, a OMS recomenda 180 minutos por semana de exercícios moderados a vigorosos para crianças acima de cinco anos de idade e adolescentes, enquanto 150 minutos de exercícios por semana são melhores para adultos.

As atividades podem ser corrida no local, andar de bicicleta em casa ou outros exercícios internos que aumentam a frequência cardíaca e a ingestão de oxigênio. Além disso, pode-se adicionar exercícios de fortalecimento duas vezes por semana. Quer se trate de exercícios cardio-respiratórios ou de fortalecimento muscular, existem exercícios caseiros que não requerem nenhum equipamento de ginásio. Agachamentos, flexões, estocadas, pulos e pranchas não precisam de nada além de um tapete.

Com um pouco de criatividade e espaço, podemos dar ao nosso corpo a dose diária de exercícios moderados a vigorosos, como usar livros como pesos para exercícios de fortalecimento. Em vez de exercícios, poderíamos dançar, brincar com as crianças, limpar a casa, regar árvores e plantas no jardim e assim por diante.

Considere fazer pausas a cada 60 minutos de tempo sedentário e inatividade física, como sentar e reclinar. Levante-se e ande um pouco. Quanto à caminhada, recomenda-se cerca de 7.500 passos por dia. Ele pode queimar cerca de 2.000 calorias extras a cada semana. Experimente ioga ou tai chi para aliviar a rigidez dos músculos das costas e do pescoço.

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Contagens de consistência

A menos que incorporemos atividades físicas em nossa rotina, não haverá efeitos desejados. Os benefícios de fazer exercícios de 30 minutos por dia durante três dias são maiores, em comparação com fazer três horas de exercícios uma vez a cada três dias.

Para fazer do exercício uma parte integrante da sua vida, você pode seguir o conceito de bloqueio do tempo. Trata-se de bloquear uma determinada quantidade de tempo para o treinamento físico e se comprometer a não fazer nada além de se exercitar durante o tempo bloqueado.

Outra abordagem eficaz é o 'pensamento se-então', em que você associa o exercício a alguma outra atividade de rotina. Prove estas afirmações: se eu janto, caminho 15 minutos, se são 17 horas, faço cinco flexões, ou se me levanto de manhã, faço um ciclo de saudação ao sol. Em cada uma dessas afirmações, um exercício está vinculado a uma atividade de rotina.

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Lembre-se de que fazer exercícios é um estilo de vida. Como as restrições à nossa mobilidade continuam de uma forma ou de outra na época da pandemia, a vida deve continuar, com muitos movimentos físicos. Ao contrário do que possamos pensar, um bloqueio pode ser uma oportunidade de ouro para explorarmos a arte e a ciência das atividades físicas para as quais não encontraríamos tempo durante os dias normais de normalidade.

(O autor é o capitão da equipe indiana de basquete feminino e chefe de esportes da escola Shiv Nadar)