Nutrição

Como não transformar a hora das refeições em uma luta pelo poder

Seu filho não gosta desses feijões da primeira vez? Não pare de servi-los e, em vez disso, apresente-os novamente no momento apropriado. Sirva também pequenas porções e incentive seu filho a tentar uma mordida sem incomodar ou forçar.

hábitos alimentares infantisIncentive seu filho a tentar uma mordida sem incomodar ou forçar.

Por Amita Bhardwaj

O momento para a criança começar a fazer suas próprias escolhas alimentares é normalmente também um momento para uma série de lutas pelo poder. Se não for administrado corretamente, os horários das refeições podem logo se tornar um momento em que, como pai, você começa a barganhar por cada mordida. Acima de tudo, é importante lembrar que as crianças estão aprendendo a navegar em seu mundo e que as opções culinárias são tipicamente um dos primeiros aspectos em que desejam exercitar suas escolhas. Aqui estão algumas dicas que serão úteis para que você não comece a negociar, uma mordida de cada vez:

Oferecer opções

Isso não quer dizer que a criança deva decidir o cardápio todos os dias. No entanto, ajudará a oferecer opções saudáveis ​​à criança, a partir das quais ela pode fazer sua própria escolha. Na verdade, uma gama de opções saudáveis ​​ajuda a desenvolver as papilas gustativas e a inclinação para explorar diferentes tipos de alimentos, um hábito que os manterá em boa posição ao longo da vida. Seu filho não gosta daqueles feijões da primeira vez? Não pare de servi-los e, em vez disso, apresente-os novamente no momento apropriado. Sirva também pequenas porções e incentive seu filho a tentar uma mordida sem incomodar ou forçar. As preferências alimentares são normalmente estabelecidas no início da vida e, portanto, é importante não desistir de alimentos nutritivos. Claro, a criança pode gostar mais de batatas fritas e coca, mas se você não estocá-los em casa, você minimiza as chances de a criança começar a comer junk food cedo. Em vez disso, ofereça uma variedade de alternativas saudáveis ​​para a criança escolher.

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Não pressione a criança para comer

Freqüentemente, em nosso amor paternal, esquecemos uma importante regra de ouro, que as crianças estão mais em contato com seu apetite natural do que os adultos e, na maioria das vezes, comerão o suficiente para permanecer saudáveis. A alimentação forçada, portanto, não tem nenhum propósito, a não ser destruir o apetite natural da criança. Na verdade, os adultos com aversão a alimentos podem muitas vezes atribuí-los ao fato de que foram alimentados à força com um certo tipo de alimento na infância. Foi constatado que pressionar as crianças a comer pode, na verdade, fazê-las comer menos. Um experimento em que um grupo de crianças foi instruído a terminar sua comida e a outro foi permitido comer o quanto quisesse, mostrou que as crianças que foram solicitadas a terminar a comida acabaram comendo menos do que aquelas que foram deixadas sozinhas .

Ameaças e recompensas podem não funcionar

Usar a sobremesa para estimular a criança a comer espinafre ou puni-la por não comê-lo pode não funcionar como uma estratégia de longo prazo. Na verdade, transforma os horários das refeições em sessões de negociação. Em vez disso, oferecer opções e manter o humor geral positivo durante as refeições ajuda a criança a desenvolver uma relação saudável com os alimentos.

Ofereça poções do tamanho certo

Como pais, tendemos a errar por exagerar nas porções. Lembre-se de que, para uma criança, pequenas porções são menos opressivas, especialmente se for um alimento que ela não gosta.

Permitir que a criança se alimente

A alimentação com os dedos por volta dos 9-10 meses e comer com utensílios por volta dos 15-18 meses geralmente funciona bem para crianças. Tente não se preocupar com a bagunça que a criança cria ou com o tempo que leva para terminar a comida. Lembre-se de que, ao permitir que eles assumam o controle, eles estão aprendendo a reconhecer seus próprios sinais de fome, assim como a aprender a mecânica da alimentação própria.

Faça refeições em família juntos

Faça das refeições um assunto de família com o lugar da criança na mesa da família. Ver os pais e irmãos comerem de forma saudável é uma forma natural de incentivar a criança a se alimentar bem. Da mesma forma, é provável que crianças pequenas comam alimentos saudáveis ​​se virem seus colegas fazendo isso. As oportunidades de comer uma alimentação saudável com os amigos devem, portanto, ser aproveitadas.

Atenha-se a horários de refeição estruturados

Funcionará melhor ter horários fixos para as refeições e lanches, para que a criança não comece a comer sob demanda o dia todo e, portanto, não reconheça quando está com fome ou satisfeita.

Isso é muito para pensar, não é?

(O redator é vice-presidente de currículo, Footprints Childcare)