Saúde

Como se certificar de que seu filho está recebendo proteína suficiente

A dieta de uma criança deve incluir bastante leite, ovos e carnes. Soja, manteiga de amendoim e quinua também são proteínas completas e servem como alternativa vegetariana.

proteína e criançasA proteína é necessária para o crescimento muscular e aumentar a imunidade. (Fonte: Dreamstime)

As proteínas são essenciais para o crescimento de uma criança. O corpo usa a proteína dos alimentos para fazer muitas moléculas de proteína especializadas que têm funções específicas, como fazer hemoglobina .

Por Deepti Tiwari

Quando se trata do crescimento e desenvolvimento do seu filho, não há dúvidas sobre a importância das proteínas. A proteína é um macronutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. É o bloco de construção dos músculos, pele, enzimas e hormônios e desempenha um papel essencial em todos os tecidos do corpo. Além disso, durante os anos de crescimento, à medida que as crianças desenvolvem seus ossos, dentes, músculos e sangue, elas precisam de alimentos nutritivos em proporção ao seu tamanho. Eles podem estar em risco de desnutrição se tiverem falta de apetite por um longo período, comer um número limitado de alimentos ou diluir sua dieta significativamente com alimentos sem nutrientes. Se uma criança está crescendo lentamente ou é pequena para sua idade, ela pode não estar recebendo todas as proteínas e nutrientes necessários para um crescimento saudável. Crianças que não recebem proteína suficiente também são propensas a problemas de saúde, como fadiga, baixa concentração, crescimento retardado, dores nos ossos e nas articulações, cicatrização retardada de feridas e diminuição da resposta imunológica.

Importância das proteínas em crianças

As crianças precisam de proteínas para se manterem ativas e energizadas. É o único nutriente que fornece às células o que elas precisam para crescer, construir músculos e se manter saudáveis.

* A proteína é o principal alimento para os tecidos do corpo. Ajuda a construir, manter, reparar e rejuvenescer os tecidos e células de tecidos do corpo.

* O corpo usa a proteína dos alimentos para fazer muitas moléculas de proteína especializadas que têm funções específicas. Por exemplo, o corpo usa proteínas para fazer hemoglobina (Hb). Assim, em crianças, a falta de proteína pode causar fadiga e letargia devido à baixa Hb.

* As proteínas promovem um metabolismo saudável. Existem muitos hormônios e enzimas no corpo humano, como a insulina, que nada mais são do que proteínas. Comer muitos alimentos ricos em proteínas ajuda a manter o metabolismo funcionando. As crianças que estão ativamente envolvidas em esportes devem, portanto, comer uma quantidade suficiente de proteínas.

* A proteína ajuda a melhorar nosso sistema imunológico. A falta de proteínas pode levar a sintomas como fraqueza, fadiga, apatia e baixa imunidade, fazendo com que a criança adoeça regularmente. A proteína melhora o sistema imunológico. Ele garante que o sistema imunológico se desenvolva e funcione adequadamente.

* A proteína ajuda na absorção de ferro e cálcio no corpo. A falta de proteínas pode levar à deficiência de ferro e cálcio.

* Ao comer alimentos ricos em proteínas ao longo do dia, as crianças tendem a se sentir mais saciadas entre as refeições. Isso pode resultar em menos petiscos.

Requisitos de proteína

As necessidades de proteína dependem da idade e do peso da criança. As Diretrizes Dietéticas do USDA 2015-2020 recomendam a seguinte quantidade de proteína a cada dia para crianças com base em sua faixa etária. Até os 14 anos, as recomendações são as mesmas para meninos e meninas. Nos últimos anos da adolescência, os meninos deveriam comer mais proteínas porque ainda estão crescendo e tendem a pesar mais do que as meninas.

proteínas para crianças

A necessidade de proteína diminui de aproximadamente 1,1 g / kg na primeira infância para 0,95 g / kg no final da infância. A ingestão de proteínas pode variar de 5 por cento a 30 por cento da energia total, dependendo da idade.

Não há limite superior de proteína. Se a criança for atleta ou for muito ativa, a necessidade pode ir até 1,5-1,8g / kg / dia. Ter mais do que a quantidade necessária de proteína acabará como gordura armazenada e aumentando o peso da criança.

Dieta rica em proteínas para seu filho

ovos e proteínaOs ovos são uma boa fonte de proteína. (Fonte: Dreamstime)

Dos 20 aminoácidos que compõem as proteínas, o corpo pode produzir 11 e os outros nove devem vir dos alimentos. As necessidades de proteína também dependem da qualidade da proteína que a criança está recebendo e da facilidade de digestão. Na maioria dos casos, as proteínas animais são proteínas completas porque incluem todos os aminoácidos essenciais. Eles são altamente digestíveis e considerados de qualidade superior do que as fontes vegetais de proteína. Portanto, é recomendável que a dieta de uma criança inclua muito leite, ovos e carnes. Soja, manteiga de amendoim e quinua também são proteínas completas e servem como alternativa vegetariana. A manteiga de amendoim está disponível em muitas lojas. Você pode espalhar no pão, pepino ou chapati e oferecer para as crianças. Hummus no pão, costeletas de kala chana, paneer ou soja podem ser um bom lanche à noite. Você pode fazer sopas de lentilha para seu filho e incluir feijão e arroz em sua dieta. Dê ao seu filho sementes de girassol e abóbora e peça-lhe que lanche amêndoas. Ovos cozidos podem ser adicionados pela manhã e à noite.

Para facilitar o crescimento e o desenvolvimento normais, os bebês precisam de muitas proteínas de alta qualidade. Durante os primeiros meses, o leite materno e a fórmula fornecem proteínas adequadas. No entanto, quando um bebê desmama para comer, é essencial substituir a proteína que não é mais fornecida por fórmula ou leite materno, com escolhas alimentares adequadas.

Em bebês, as opções saudáveis ​​de proteína incluem ovos mexidos, pedaços do tamanho de ervilhas de frango cozido, peixe ou carne vermelha e feijão. Os bebês podem comer todas as proteínas que os bebês podem comer, mas são mais propensos a mostrar preferências. Experimente uma variedade de alimentos e bebidas proteicos para garantir que eles recebam o suficiente, como manteiga de amendoim, leite, queijo, iogurte grego e macarrão feito com feijão ou grão de bico.

Sem proteínas, o corpo deixará de crescer adequadamente, perderá massa muscular e terá problemas com o sistema imunológico, cardíaco e respiratório. Isso é particularmente importante durante os primeiros anos da infância e na fase de bebês, quando as demandas do desenvolvimento significam que obter a quantidade certa de proteína é vital.

No entanto, exagerar no consumo de proteínas também leva a riscos. Um estudo publicado em 2013 na Food and Nutrition Research descobriu que muita proteína no início da vida, especificamente nos primeiros dois anos, está associada a um risco aumentado de excesso de peso mais tarde na vida.

Portanto, é importante se familiarizar com as recomendações mínimas de proteína diária para a idade do seu filho e também estar ciente dos sinais e sintomas que podem indicar deficiência de proteínas.

(O autor é nutricionista clínico, CK Birla Hospital for Women, Gurgaon.)