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As ervilhas verdes são pequenas em tamanho, mas enormes em valor nutricional e doçura

Esta leguminosa tem literalmente o tamanho de uma ervilha e contém nutrientes poderosos que continuam a agradar ao paladar.

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As ervilhas verdes não são vegetais, mas sim legumes, como feijão, grão de bico e lentilhas.

As ervilhas verdes não são vegetais, mas sim legumes, como feijão, grão de bico e lentilhas. Eles estão cheios de fitonutrientes, produtos químicos de plantas que apresentam propriedades de proteção à saúde.

Dreamstime / TNS

Ervilhas com qualquer outro nome - inglês, jardim, casca, doce - são tão deliciosas quanto. Não deve ser confundido com ervilhas frescas ou ervilhas-bravas, cujas vagens tenras são comestíveis, as ervilhas verdes são as minúsculas joias redondas retiradas da vagem.

O folclore

Um dos primeiros alimentos cultivados, as ervilhas datam de milhares de anos na Ásia Central e no Oriente Médio. Conhecida como um alimento básico favorito, a ervilha goza de fama histórica, desde canções infantis e contos de fadas até cozinhas globais. Esta leguminosa tem literalmente o tamanho de uma ervilha e contém nutrientes poderosos que continuam a agradar ao paladar.

Os fatos

Ervilhas verdes (Pisum sativum) não são vegetais, mas legumes, como feijão, grão de bico e lentilha. Os três tipos de ervilhas - ervilhas verdes, ervilhas frescas e vagens - estão entre as poucas leguminosas que são consumidas frescas, em vez de secas. A maioria é vendida congelada ou enlatada porque as ervilhas frescas não se mantêm bem depois de colhidas.

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Todas as formas de ervilhas são embaladas com nutrientes - uma porção de meia xícara de ervilhas cozidas serve uma grande quantidade de vitaminas antioxidantes A e C - 13% DV e 19% DV por porção, respectivamente - bem como mais de 10% cada um as vitaminas B saudáveis ​​para o coração, tiamina e ácido fólico.

as evidências

As ervilhas estão cheias de fitonutrientes, substâncias químicas vegetais que apresentam propriedades de proteção à saúde. De acordo com uma revisão de estudos de 2017, ervilhas contêm altos níveis de vários compostos antioxidantes e anticâncer, incluindo isoflavonas e saponinas, que estão associados à prevenção de doenças como câncer e doenças cardiovasculares (Revisão de Farmacognosia).

Ervilhas, que são ricas em proteínas vegetais e fibras, como parte de uma dieta baseada em vegetais, foram associadas a colesterol mais baixo, pressão arterial melhorada e melhora de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares (Progress in Cardiovascular Diseases, 2018).

Os melhores pontos

Ervilhas frescas são um deleite difícil de encontrar. Se você avistá-los entre a primavera e o início do inverno, escolha frutos verdes brilhantes e não danificados - menores são mais doces. É melhor comê-los imediatamente, mas podem ser armazenados na geladeira por alguns dias.

Caso contrário, escolha ervilhas congeladas em vez de conservas para menos sódio, cor mais brilhante e textura mais firme. Consuma-os dentro de seis meses a um ano para reter os nutrientes ideais.

As ervilhas trazem cor e doçura a qualquer prato - saladas, acompanhamentos de grãos inteiros, sopas - e elas definitivamente brilham sozinhas ou, classicamente, com cenouras, ou salteadas com cogumelos e nozes. Melhor ainda, desfrute deste lanche saudável direto da vagem.

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