Coma Bem

Ganhe um impulso saudável com um café da manhã de estilo mediterrâneo

A dieta estilo Med é recomendada por muitas organizações de saúde. É também uma das maneiras mais fáceis e versáteis de fazer do café da manhã uma refeição que você não vai querer perder.

Torne a sua primeira refeição do dia a mais saudável e saborosa.

Torne a sua primeira refeição do dia a mais saudável e saborosa.

Dreamstime / TNS

Comece o dia com os deliciosos sabores do Mediterrâneo - frutas, vegetais, grãos inteiros, nozes, sementes, proteínas magras, gorduras saudáveis ​​- e você está fazendo certo.

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Comer um café da manhã de estilo mediterrâneo não é apenas nutritivo e satisfatório, é importante para a saúde, o desempenho, a mentalidade e o meio ambiente.

A dieta estilo Med é recomendada por muitas organizações de saúde, incluindo a American Heart Association e a American Diabetes Association. É também uma das maneiras mais fáceis e versáteis de fazer do café da manhã uma refeição que você não vai querer perder.

Seguir um padrão alimentar estilo Med está associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipos de câncer, síndrome metabólica e distúrbios de saúde mental, como depressão e declínio cognitivo, de acordo com um estudo de 2019 publicado na revista Nutrients.

É saudável para o planeta também, de acordo com um estudo de 2018 no jornal espanhol Nutricion Hospitalaria, que concluiu que a dieta estilo Med é ecologicamente correta.

Pular o café da manhã é comum entre os adultos americanos e, embora as evidências sobre os riscos e benefícios à saúde sejam limitadas, a pesquisa mostrou que isso está associado a um aumento no risco de morte por doenças cardiovasculares.

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Baseada nas dietas tradicionais dos países ribeirinhos do Mar Mediterrâneo, como Grécia, Itália e Turquia, a dieta estilo Med tem diferentes versões, o que a torna muito fácil de personalizar. Principalmente à base de plantas, inclui muitas frutas e vegetais, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes, azeite, peixes e frutos do mar e quantidades menores de proteína animal magra, como aves. Não há regras para o tamanho das porções, mas oferece orientação para incluir alimentos ricos em nutrientes e promotores da saúde.

Um café da manhã inspirado no Mediterrâneo pode ser doce ou salgado, geograficamente autêntico ou comida americana tradicional com um toque divertido. Se você é um amante de aveia, adicione frutas fatiadas, nozes e um bocado de iogurte grego, e você tem um café da manhã aprovado pelo Med.

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Ou cubra uma fatia de torrada integral com abacate, tomate ou espinafre.

As opções étnicas incluem shakshuka israelense, uma caçarola com ovos, tomates, cebolas e pimentões ou um ovo italiano e fritada de vegetais.

As combinações são infinitas. Quer o seu pequeno-almoço seja rápido ou descontraído, aventureiro ou rotineiro, a dieta mediterrânica pode ajudá-lo a começar o dia com boa saúde e boa comida.

Nutrição Ambiental é um boletim informativo escrito por especialistas em saúde e nutrição.