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A massa tem lugar na dieta para emagrecer?

Uma dieta rica em carboidratos que inclua macarrão é tão eficaz para a perda de peso quanto uma dieta pobre em carboidratos e sem macarrão, diz um estudo.

A massa fresca é servida com alho, azeite e manjericão.

A massa fresca é servida com alho, azeite e manjericão.

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A massa é normalmente vista como um alimento que acumula quilos e, na maioria das vezes, é relegada à lista de não comer.

No entanto, os resultados da pesquisa sugerem que comer macarrão está realmente ligado a um índice de massa corporal (IMC) mais baixo, uma medida de cintura menor e uma proporção cintura-quadril menor. Uma alta proporção cintura-quadril (maior que 0,86 para mulheres, maior que 1,0 para homens) está associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

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Problema de percepção da massa

A principal reclamação contra as massas é seu alto teor de carboidratos. Mas um estudo comparando a perda de peso entre 811 adultos com sobrepeso, que estavam seguindo uma das quatro dietas de redução de calorias contendo quatro níveis de carboidratos (65%, 55%, 45% ou 35%) descobriu que a perda de peso foi semelhante entre os quatro grupos. Isso sugere que uma dieta rica em carboidratos que inclua macarrão é tão eficaz para a perda de peso quanto uma dieta pobre em carboidratos e sem macarrão.

Além disso, uma análise recente de 29 ensaios clínicos randomizados descobriu que a inclusão de macarrão, como parte de uma dieta de baixo índice glicêmico, foi associada a peso corporal e IMC mais baixos, em comparação com dietas de índice glicêmico mais alto. A massa em si tem um índice glicêmico bastante baixo (entre 33 e 61). Compare isso com as batatas cozidas, que têm um IG médio de 78.

A massa faz parte de uma dieta saudável

As massas podem ser encontradas na Dieta Mediterrânea, que estudos sugerem que pode ajudar na perda de peso, bem como em uma dieta com baixo teor de gordura, uma dieta com baixo teor de carboidratos ou a dieta recomendada pela American Diabetes Association.

A massa pode fazer parte de uma refeição balanceada e de um padrão alimentar saudável, diz Rahaf Al Bochi R.D.N., L.D., porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Fornece uma ótima fonte de energia, vitaminas B e fibras, se a massa for de grãos inteiros.

Mantendo-o saudável

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Quer você escolha espaguete, espirais, penne ou lasanha, os ingredientes para massas tradicionais são os mesmos - farinha de semolina e água. Não é a massa, mas sua escolha de coberturas que podem contribuir para o ganho de peso. Pense em fettuccini alfredo, espaguete com molho de carne, lasanha com carne e queijo ou macarrão com linguiça italiana. Não é a massa que você precisa manter sob controle; são os extras carregados de calorias.

A massa é um alimento sem gordura e com baixo teor de sódio que pode se enquadrar em quase todos os planos de controle de peso. Meia xícara de massa cozida fornece cerca de 100 calorias.

Para mantê-lo saudável, opte por molhos à base de tomate com vegetais como tomate, brócolis, abóbora, cenoura ou aspargos picados (especialmente saborosos quando assados) e tempere com manjericão, orégano ou uma mistura de temperos italianos.

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