Saúde

Crianças de todas as idades estão em risco devido à queda na atividade física: Estudo

A atividade diária registrou uma queda de três a quatro minutos a cada ano em geral, embora permanecesse mais alta durante os finais de semana e feriados.

atividade física infantilA atividade física em crianças começa a diminuir já aos sete anos de idade, afirma a pesquisa. (Fonte: Getty Images)

Crianças de todas as idades ao redor do mundo correm maior risco de saúde devido ao declínio da atividade física, concluiu um estudo conduzido na Universidade de Strathclyde.

De acordo com os pesquisadores, a atividade física diminuiu constantemente a partir dos quatro ou cinco anos, tanto em meninos quanto em meninas em todos os lugares. A atividade diária registrou uma queda de três a quatro minutos a cada ano em geral, embora permanecesse mais alta durante os finais de semana e feriados.

De acordo com uma pesquisa anterior liderada por Strathclyde, a atividade física em crianças começa a diminuir já aos sete anos de idade.

Atividade física não é o mesmo que exercício

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia, incluindo atividades realizadas durante o trabalho, brincar, realizar tarefas domésticas, viajar e se envolver em atividades recreativas. Atividade física não é o mesmo que exercício, mas uma subcategoria planejada, estruturada e repetitiva, de acordo com a OMS.

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Falando sobre os benefícios da atividade física, o professor John Reilly da Escola de Ciências Psicológicas e Saúde de Strathclyde disse: Níveis mais altos do que é definido como atividade física moderada a vigorosa em crianças melhoram seus saúde óssea , desenvolvimento e aprendizagem do cérebro, níveis de gordura corporal, saúde cardiovascular e metabólica e dormir .

Quanta atividade física é essencial para as crianças?

Para crianças entre cinco e 17 anos de idade, a OMS recomenda pelo menos 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa. Isso deve incluir atividades que fortaleçam músculos e ossos, pelo menos três vezes por semana. Entre as atividades físicas recomendadas estão caminhada, ciclismo, educação física de qualidade, esportes e atividades recreativas.