Mundo

BBC World News proibida de ir ao ar na China, diz regulador

Um comunicado oficial disse que o BBC World News 'relatórios relacionados à China' violaram seriamente 'os regulamentos, incluindo que as notícias deveriam ser' verdadeiras e justas ', prejudicaram os interesses nacionais da China e minaram a unidade nacional.

BBC China banido, bbc banido na china, china news, BBC newsA BBC World News em inglês não está incluída na maioria dos pacotes de canais de TV na China, mas está disponível em alguns hotéis e residências. (Foto: Wikimedia Commons)

O canal de televisão britânico BBC World News foi impedido de ir ao ar na China, disse a Administração Nacional de Rádio e Televisão na sexta-feira, uma semana depois que o regulador de mídia da Grã-Bretanha revogou a licença de transmissão da televisão estatal chinesa.

Em um comunicado divulgado no início do Ano Novo Lunar, o governo disse que uma investigação concluiu que as reportagens da BBC World News relacionadas à China violaram gravemente os regulamentos, incluindo que as notícias deveriam ser verdadeiras e justas, prejudicaram os interesses nacionais da China e minaram a unidade nacional . O canal, portanto, não atende aos requisitos para canais estrangeiros de transmissão na China e sua inscrição para ir ao ar por mais um ano não será aceita, acrescentou.

A BBC World News em inglês não está incluída na maioria dos pacotes de canais de TV na China, mas está disponível em alguns hotéis e residências. Dois jornalistas da Reuters na China disseram que o canal ficou em branco nas telas.

A BBC disse que ficou desapontada. Estamos desapontados com o fato de as autoridades chinesas terem decidido adotar esse curso de ação, disse uma porta-voz da BBC em um comunicado enviado por e-mail. A BBC é a emissora de notícias internacional mais confiável do mundo e relata histórias de todo o mundo de forma justa, imparcial e sem medo ou favorecimento.

Em 4 de fevereiro, o regulador de mídia britânico Ofcom revogou a licença da China Global Television Network (CGTN) para transmitir no Reino Unido depois que uma investigação descobriu que a licença era detida indevidamente pela Star China Media Ltd.