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Pergunte aos médicos: exercícios curtos de apenas 11 minutos podem melhorar sua saúde, mostra o estudo

Os participantes do estudo foram solicitados a trabalhar tão duro quanto fosse confortável para cada explosão de um minuto de exercício de peso corporal. Seis semanas depois, eles estavam em uma forma mensurávelmente melhor.

Pesquisadores da Mayo Clinic em Minnesota e da McMaster University no Canadá criaram sua própria versão de um conceituado exercício de musculação. Estes são exercícios como polichinelos, subir escadas, pranchas e agachamentos (foto).

Pesquisadores da Mayo Clinic em Minnesota e da McMaster University no Canadá criaram sua própria versão de um conceituado exercício de musculação. Estes são exercícios como polichinelos, subir escadas, pranchas e agachamentos (foto).

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Caro doutor: Nosso pai se aposentou na primavera passada. Desde que ele está em casa, ele não tem feito muitos exercícios. Nossa mãe está ficando preocupada. Eu li que malhar por apenas 11 minutos por dia faz a diferença. Isso é verdade?

PARA. Achamos que você está se referindo às descobertas de um novo estudo que, com uma promessa atraente de que leva apenas 11 minutos por dia, está causando impacto. É parte de um crescente corpo de pesquisa que analisa não apenas que tipo de atividade física nos torna mais saudáveis, mas também como realizamos essas atividades.

Vimos uma compreensão crescente de que a intensidade e a duração desempenham papéis às vezes surpreendentes no exercício.

Recentemente, escrevemos sobre um estudo diferente, que analisou a quantidade de exercícios que ajuda a reduzir as taxas de mortalidade. Ele também descobriu que 11 minutos eram um ponto ideal para que os exercícios começassem a fazer a diferença.

No estudo que você está perguntando, pesquisadores da Mayo Clinic em Minnesota e da McMaster University no Canadá criaram sua própria versão de um exercício de peso corporal bem considerado. São exercícios como polichinelos, subir escadas, pranchas e agachamentos.

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A sequência de exercícios consistia em um minuto de cada exercício de peso corporal específico, intercalado com um minuto de caminhada ou corrida sem sair do lugar. Os 11 minutos também incluíram um minuto para aquecer e esfriar.

Os 20 participantes do estudo foram solicitados a trabalhar tão duro quanto fosse confortável durante cada incremento de um minuto de exercício. Seis semanas depois, os praticantes de exercícios de 11 minutos estavam em forma mensuravelmente melhor - um aumento de 7% na resistência - do que um grupo de controle que não adicionou exercícios.

Os exercícios de curta duração são apenas uma parte de um plano de exercícios completo. Você ainda deve fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa ao longo da semana.

E não se esqueça dos exercícios de alongamento e levantamento de peso para obter força, equilíbrio e estabilidade.

Talvez se você deixar seu pai saber que ele não tem que se comprometer com uma hora diária na academia, ele estará disposto a investir 10, talvez até 20, minutos por dia em sua saúde.

Dra. Eve Glazier é internista e professora associada de medicina na UCLA Health. Dra. Elizabeth Ko é interna e professora assistente de medicina na UCLA Health.