Saúde

7 asanas fáceis de ioga que as crianças podem experimentar em casa

Aqui está um guia básico de alguns asanas que você pode apresentar ao seu filho para cultivar o gosto pela ioga enquanto praticam juntos. Com nomes e posturas que imitam vários animais e outras formas da natureza, a criança pode se relacionar facilmente com essas posturas enquanto as executa.

ioga para criançasPose de gato

Por Akshar

Com o verão à nossa porta, as crianças estão prontas para as férias anuais. É hora de os pais decidirem a melhor maneira de cuidar de seus filhos. Yoga é abrangente, educando a cultura, atletismo, bem-estar mental e muito mais. As crianças, com suas mentes frescas, são as mais adequadas para serem apresentadas à arte da ioga, que não apenas ajuda seu crescimento físico, mas também seu bem-estar emocional e mental. Os asanas ajudam em seu crescimento físico, enquanto as práticas de pranayama ajudam em sua concentração, calma, crescimento mental e desenvolvimento completo.

Aqui está um guia básico de alguns asanas que você pode apresentar ao seu filho para cultivar o gosto pela ioga enquanto praticam juntos. Com nomes e posturas que imitam vários animais e outras formas da natureza, a criança pode se relacionar facilmente com essas posturas enquanto as executa.

Pose de gato

Ajoelhe-se.

Incline a pélvis e posicione o peito paralelo ao chão enquanto coloca as palmas das mãos no chão.

Inspire enquanto olha para a frente e certifique-se de que sua coluna esteja arqueada para dentro.

Expire ao olhar para baixo e curve as costas.

Pose de cachorro

ioga para criançasPose de cachorro

Comece sentando no chão com as pernas esticadas para a frente.

Mova ambos os pés para trás, levante os quadris, endireite os joelhos e cotovelos e forme uma forma de 'V' invertido.

Agora mantenha as mãos na largura dos ombros. Os dedos devem apontar para a frente.

Coloque pressão nas palmas das mãos e abra as omoplatas.

Tente empurrar os calcanhares para o chão.

Mantenha a posição por alguns segundos. Mantenha os olhos focados nos dedões dos pés.

Pose de cobra

Deite-se de bruços.

Pegue seus braços atrás de você.

Junte as palmas das mãos entrelaçando os dedos.

Levante ligeiramente o peito do chão enquanto inspira suavemente.

Pose de Peixe

ioga para criançasPose de Peixe

Deite-se de costas com as pernas esticadas para a frente.

Com o apoio dos braços, levante a cabeça e o pescoço do chão.

Agora coloque a coroa de sua cabeça no chão.

Coloque os braços ao lado do corpo no chão.

Respire normalmente.

Postura da árvore

ioga para criançasPostura da árvore

Fique em pé, com os braços ao seu lado.

Levante a perna direita do chão.

Segure o pé direito com a mão e coloque a sola do pé apoiada na parte interna da coxa esquerda.

Depois de atingir o equilíbrio, junte as palmas das mãos no pranam e olhe para a frente.

Respire normalmente.

Pose da cobra

ioga para criançasPose da cobra

Comece deitando-se de barriga para baixo com as pernas estendidas.

Dobre os braços na altura do cotovelo e coloque as palmas das mãos ao lado do peito em cada lado.

Levante a parte superior do corpo do chão.

Deite-se no chão, levante lentamente o tronco e a cabeça apenas com o apoio das palmas das mãos.

Os braços devem estar dobrados na altura dos cotovelos.

Arqueie o pescoço ligeiramente para trás.

Certifique-se de que seu umbigo esteja pressionado contra o chão.

Pose da montanha

ioga para criançasPose da montanha

Comece sentando no chão com as pernas esticadas para a frente.

Mova ambos os pés para trás, levante os quadris, endireite os joelhos e cotovelos e forme uma forma de 'V' invertido.

Agora mantenha as mãos na largura dos ombros. Os dedos devem apontar para a frente.

Coloque pressão nas palmas das mãos e abra as omoplatas.

Puxe os calcanhares do chão.

Mantenha a posição por alguns segundos. Mantenha os olhos focados nos dedões dos pés.

Pose do barco

ioga para criançasPose do barco

Sente-se em dandasana / postura do bastão, com as costas retas e as pernas esticadas para a frente.

Inspire e levante ambas as pernas em um ângulo de 30 graus.

Estenda as mãos para o lado.

Envolva seu núcleo e evite curvar as costas.

Experimente essas posturas com seus filhos neste verão para formar um vínculo saudável enquanto colhe os benefícios desta bela forma de arte. Pratique ioga juntos para uma família saudável e feliz.

(O escritor é Grande Mestre, Fundador e Presidente, Akshar Yoga.)