Nutrição

10 superalimentos para melhorar os níveis de fertilidade

Certamente, deve-se inculcar o hábito de fazer exercícios regulares e consumir uma dieta balanceada. Um corpo saudável deve ajudar fundamentalmente a acelerar o processo de concepção.

alimentos para fertilidadeAs nozes têm grandes quantidades de selênio, o que ajuda a aumentar os níveis de fertilidade. (Fonte: Thinkstock / Getty Images)

Da Dra. Rita Bakshi

A infertilidade é um problema que tem perturbado muitas vidas de casais modernos. Ele tem crescido consideravelmente nos últimos anos também por causa de escolhas de estilo de vida inativo e hábitos pouco saudáveis.

Um dos fatores muito significativos que atrapalham todo o processo de fertilidade é o estilo de vida ou práticas não saudáveis ​​consistentes que uma pessoa adota em sua vida diária. Embora a pessoa enfrente problemas reprodutivos, é obrigatório manter um controle sobre seu estilo de vida e garantir que seja saudável. Certamente, deve-se inculcar o hábito de fazer exercícios regulares e consumir uma dieta balanceada. Um corpo saudável deve ajudar fundamentalmente a acelerar o processo de concepção.

Aqui estão alguns superalimentos que devem ser incluídos em suas dietas para aumentar os níveis de fertilidade:

1. Nozes e frutas secas

Frutas secas e nozes são uma ótima fonte de proteínas, vitaminas e minerais. As nozes têm grandes quantidades de selênio, um mineral que diminui os danos cromossômicos nos ovos. Isso certamente ajudará a aumentar os níveis de fertilidade, pois os danos serão reduzidos devido à presença de selênio. Este antioxidante afasta os radicais livres e aumenta a produção de ovos no corpo humano. Sempre coma um punhado de nozes e frutas secas com leite integral todas as manhãs para aumentar seus níveis de fertilidade.

2. Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes são uma fonte rica em ácido fólico e vitamina C, o que ajuda a melhorar o processo de ovulação. Ele diminui as chances de aborto espontâneo e anomalias genéticas. Legumes como espinafre, brócolis, couve e feno-grego devem ser incluídos na dieta para melhores resultados. Aliás, os benefícios instilados em vegetais verdes também ajudam na produção de espermatozoides de boa qualidade.

3. Alho

O alho é um condimento que aumenta a fertilidade e é potencializado pela presença de um antioxidante, o selênio. O alho também mantém o equilíbrio do estrogênio no corpo e, portanto, apoia a fertilidade. Para os homens, realmente ajuda a aumentar o movimento do esperma, o que aumenta as chances de concepção quando consumido regularmente.

4. Produtos lácteos

Os laticínios geralmente são ricos em cálcio, gorduras boas e vitamina D. Esses produtos são essenciais para melhorar os níveis de fertilidade em casais que desejam engravidar mais rápido. Eles nutrem o corpo totalmente e ajudam a conceber mais rápido. O iogurte grego, a manteiga e o leite integral são importantes para o consumo.

5. Bagas

As frutas vermelhas são realmente excelentes para homens e mulheres que estão tentando engravidar. Framboesas e mirtilos são ricos em antioxidantes naturais e fitonutrientes antiinflamatórios, que ajudam a aumentar os níveis de fertilidade. Eles também são uma boa fonte de folato e vitamina C, que podem ajudar no desenvolvimento fetal. As frutas vermelhas também ajudam na perda de peso e devem ser essencialmente incorporadas à sua dieta para aumentar a fertilidade.

6. Feijão

O feijão é rico em proteínas magras e ferro. É muito essencial consumir feijão enquanto você está tentando engravidar, pois baixos níveis de ferro no corpo levam à produção de ovos menos saudáveis. O feijão é conhecido por aumentar os níveis de fertilidade da mulher e até aumentar a libido.

7. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora realmente ajudam na produção de células maduras. Eles também são uma fonte rica de zinco que ajuda a aumentar os níveis de testosterona e sêmen. Ele também estimula um fluxo adequado de sangue para todos os órgãos reprodutivos que sustentam e controlam um sistema reprodutivo forte. As sementes de abóbora são carregadas de poder com inúmeros benefícios e a presença de nutrição abundante, portanto, devem ser consumidas por todos.

8. Bananas

As bananas estão repletas de vitamina B6 e ajudam na formação de um zigoto, regulando os hormônios envolvidos no processo de ovulação. É também uma fonte rica em potássio e vitamina C. A inadequação de potássio e vitamina B6 resulta em má qualidade dos óvulos e espermatozoides. Portanto, é importante para os pais que pretendem incluir bananas no café da manhã.

9. Ovos

Como todos sabemos, os ovos são uma boa fonte de vitaminas indispensáveis ​​para aumentar os níveis de fertilidade. A presença de Omega 3 também é uma fonte que melhora o nível de fertilidade e a colina reduz o risco de alguns defeitos congênitos. Sempre tente misturar ovos em seu café da manhã.

10. Quinoa

É vital que pelo menos 50% da ingestão diária de grãos para a futura mãe venha de grãos inteiros. A troca de proteínas de origem animal por proteínas de origem vegetal, como a quinoa, ajuda a aumentar as chances de concepção. Além disso, isso ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e até mesmo regula o ciclo menstrual. A quinoa também é uma rica fonte de fibra.

(O escritor é ginecologista sênior, Centro Internacional de Fertilidade. )